Quando falo em atitudes nazistas , as quais vivemos hoje, de forma velada ou não... Lendo o livro de Gumbrecht, sobre a "latência" na história pós-1945, percebo exatamente isso: que excrescências como essas, estavam presentes em sua ausência, pegando carona na definição de Gumbrecht sobre a latência ("presença na ausência"). Achávamos que não existia mais ou tivesse acabado mas, estava lá. Sempre esteve. Esperando uma oportunidade para reaparecer e agir sobre seu tempo de espera. Estamos vendo atitudes em todas as esferas: sociedade, Estado, Justiça...Atitudes corruptas e corrompidas em nome do fim da própria corrupção. O anti-ético em favor da ética. O desumano em nome da humanidade. A inversão de valores ou outros valores em nome dos valores. O fim como meio do começo.
Um eu da alma... Pequenos textos, poesias, pensamentos autorais de arquitetura, cidade, outros... by Fabiano Vieira Dias
quinta-feira, 6 de outubro de 2016
domingo, 25 de setembro de 2016
domingo, 18 de setembro de 2016
quarta-feira, 14 de setembro de 2016
A história humana como a história da paisagem-p 04
A quarta e última parte da quadrilogia "A história humana como a história da paisagem: Jardins, conceitos e tipologias" de video-aulas da disciplina de Paisagismo I, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faacz Faacz, ministrada pelos professores Ivana Souza Marques e Fabiano Vieira Dias. Nessa quarta aula, abordamos o jardim moderno e a (bio) diversidade do paisagismo contemporâneo, fechando o conteúdo histórico do semestre letivo.
Essa série de aulas foi um esforço dos professores da disciplina em sistematizar e organizar de forma concisa, todo espectro da história humana, pela leitura da transformação da paisagem (ocidental), tendo-se em consciência que o assunto não se encerra em si. Cabe, por vez, o interesse primordial do aluno em dar continuidade a essa pesquisa, como parte de sua formação acadêmica e profissional. Agradecemos a todos pela paciência e apoio dado.
terça-feira, 13 de setembro de 2016
O arquiteto e médico
Em 13/09/2016:
Um arquiteto que não entende a cidade ou que não trabalha com a cidade é igual a um médico que não conhece o corpo humano. Não tem sentido de ser.
Um arquiteto que não entende a cidade ou que não trabalha com a cidade é igual a um médico que não conhece o corpo humano. Não tem sentido de ser.
sábado, 3 de setembro de 2016
Inteligente x medíocre
Em 03/09/2016:
A pessoa inteligente vê na dificuldade, aprendizado.
Já o medíocre, culpa o outro.
Já o medíocre, culpa o outro.
quarta-feira, 31 de agosto de 2016
sábado, 27 de agosto de 2016
quarta-feira, 24 de agosto de 2016
A história humana como a história da paisagem - parte 03
Vídeo-aula "A história humana como a história da paisagem: Jardins, conceitos e tipologias (parte 03)", da disciplina de Paisagismo I, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faacz Faacz, ministrada pelos professores Ivana Souza Marques e Fabiano Vieira Dias.
sexta-feira, 19 de agosto de 2016
Compondo com o lugar
Vídeo-aula com o título "Compondo com o lugar: Diretrizes projetuais para arquitetura através do entendimento do lugar". Nesse vídeo apresento 04 diretrizes de como projetar tendo o lugar de implantação da arquitetura como referência.
quarta-feira, 17 de agosto de 2016
A história humana como a historia da paisagem - parte 02
Vídeo-aula "A história humana como a história da paisagem: Jardins, conceitos e tipologias (parte 02)", da disciplina de Paisagismo I, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faacz Faacz, ministrada pelos professores Ivana Souza Marques e Fabiano Vieira Dias.
sábado, 13 de agosto de 2016
Tipologias de prédios escolares - conceitos, história e exemplos
Vídeo-aula da disciplina Projeto Arquitetônico VI, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faacz Faacz, ministrada pelos professores Fabiano Vieira Dias e Rodrigo Mattos. Título: "Tipologias de prédios escolares: Conceitos, história e exemplos".
Assinar:
Postagens (Atom)