terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Responsabilidade

Em 13/12/2016:

Arquitetura não se faz sem a cidade e a cidade não se faz sem o olhar social de quem a projeta.

sábado, 10 de dezembro de 2016

Conhecimento

Em 10/12/2016:

Conhecimento vem do caos: informações diversas organizadas e sistematizadas pelo raciocínio lógico.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Carta aos formandos do CAU-FAACZ 2016

Desde 2014, formalmente, escrevo uma carta de despedida à turma de formandos do Curso de Arquitetura e Urbanismo / FAACZ. Cada carta possui um tema específico. Mas a desse ano, como a do ano passado, retomei o tema da ética!

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Latências...



Quando falo em atitudes nazistas , as quais vivemos hoje, de forma velada ou não... Lendo o livro de Gumbrecht, sobre a "latência" na história pós-1945, percebo exatamente isso: que excrescências como essas, estavam presentes em sua ausência, pegando carona na definição de Gumbrecht sobre a latência ("presença na ausência"). Achávamos que não existia mais ou tivesse acabado mas, estava lá. Sempre esteve. Esperando uma oportunidade para reaparecer e agir sobre seu tempo de espera. Estamos vendo atitudes em todas as esferas: sociedade, Estado, Justiça...Atitudes corruptas e corrompidas em nome do fim da própria corrupção. O anti-ético em favor da ética. O desumano em nome da humanidade. A inversão de valores ou outros valores em nome dos valores. O fim como meio do começo.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

A história humana como a história da paisagem-p 04





A quarta e última parte da quadrilogia "A história humana como a história da paisagem: Jardins, conceitos e tipologias" de video-aulas da disciplina de Paisagismo I, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faacz Faacz, ministrada pelos professores Ivana Souza Marques e Fabiano Vieira Dias. Nessa quarta aula, abordamos o jardim moderno e a (bio) diversidade do paisagismo contemporâneo, fechando o conteúdo histórico do semestre letivo.
Essa série de aulas foi um esforço dos professores da disciplina em sistematizar e organizar de forma concisa, todo espectro da história humana, pela leitura da transformação da paisagem (ocidental), tendo-se em consciência que o assunto não se encerra em si. Cabe, por vez, o interesse primordial do aluno em dar continuidade a essa pesquisa, como parte de sua formação acadêmica e profissional. Agradecemos a todos pela paciência e apoio dado.